Tenho recebido algumas mensagens com solicitações para que eu aborde aqui, em vídeos e em mapas mentais, o assunto “acentuação gráfica. Sou simplesmente fascinada pela lógica que rege a acentuação gráfica na língua portuguesa, sobretudo no que tange à acentuação relacionada à posição da sílaba tônica. Na nossa língua, mesmo que você nunca tenha lido ou ouvido uma palavra, é possível saber onde se projeta a sua tonicidade graças a essa lógica magnífica.
Então, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa:
As regras para o uso dos acentos gráficos podem ser agrupadas em categorias, segundo a justificativa para seu emprego, o que facilita a memorização. Assim, temos:
A tonicidade das palavras nos permite classificá-las em (1) oxítonas (força na última sílaba), (2) paroxítonas (força na penúltima sílaba); (3) proparoxítonas (força na antepenúltima sílaba). Quanto à acentuação, devem ser assim acentuadas:
Exemplos: alvará, francês, dominó, (ele) advém, (tu) conténs.
Atenção: Não acentue as terminadas em I e U: conferi-lo, peru.
Exemplos: colégio, egrégia, níveis, gêmeos, mágoa.
Exemplos: médium, álbuns, húmus, táxi, práxis.
Exemplos: nível, favorável, hífen, abdômen, caráter, revólver, tórax, fênix.
Exemplos: ímã, órgão, órfãos, rádom, íons
Exemplos: fórceps, bíceps.
NA MINHA OPINIÃO, MUITO MELHOR DO QUE DECORAR ESSES FINAIS GERADORES DE ACENTOS NAS PAROXÍTONAS, É PERCEBER A LÓGICA: ACENTUAM-SE AS PAROXÍTONAS CUJOS FINAIS SEJAM DIFERENTES DOS FINAIS QUE GERAM ACENTO NAS OXÍTONAS!!!! ASSIM, SE VOCÊ MEMORIZAR OS FINAIS DAS OXÍTONAS, SABERÁ QUE TODOS OS QUE SÃO DIFERENTES GERARÃO ACENTO NAS PAROXÍTONAS!!!!!
Exemplos: hipótese, dicotômico, nódulo.
Exemplos: má, fé, más, dó.
seguidos por “nh” (rainha, bainha, campainha);
precedidos de vogal idêntica (xiita);
precedidos de ditongo (baiuca, feiura)
Exemplos: saúde, contribuímos, raízes, altruísta, baú.
Exemplos: papéis, herói, véu.
Obs.: Pelo último acordo ortográfico, perderam o acento os ditongos “EI” e “OI” de timbre aberto das paroxítonas, como em assembleia, heroico e joia.
Obs.: Os verbos VIR e TER e seus derivados (advir, convir, manter, reter, etc.) recebem acento circunflexo na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo – eles vêm, têm, advêm, mantêm, etc. -, diferenciando-se da sua forma homônima do singular – ele vem, tem, advém, mantém, etc).
Por hoje, é só!
Beijos!
Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado
Ramon costa
Postado 16:12h, 29 junhoExcelente trabalho, professora.
Língua Minha
Postado 21:01h, 20 julhoObrigada, Ramon! Fico feliz com o seu comentário!
Um abraço,
Patrícia
diany lopes
Postado 23:00h, 08 outubroShow de bola professora! Adoro mapas mentais coloridos, parabéns pela disposição!
Língua Minha
Postado 17:01h, 04 novembroObrigada, Diany!
Um abraço,
Patrícia
Flávio
Postado 02:18h, 10 novembroExcelente explicação! Parabéns, professora Patrícia!
A ideia dos esquema é fantástica!
Língua Minha
Postado 21:27h, 13 novembroObrigada, Flávio! Fique sempre conosco!
Um abraço,
Patrícia
cleiton rodrigues carlos
Postado 21:08h, 21 fevereiroprofessora preciso da sua ajuda para estudar, obrigado muito bom seu trabalho
Língua Minha
Postado 10:32h, 02 marçoComo posso ajudar, Cleiton? Obrigada pelo seu comentário!
Abraço,
Patrícia
Damares Francisca Sales
Postado 02:40h, 16 marçoAmei a didatica esta de parabéns.
Língua Minha
Postado 20:03h, 04 maioObrigada, Damares!
Abraço,
Patrícia
pedro steinhauser
Postado 22:57h, 12 agostoObrigado Patrícia, por acaso você teria outros mapas mentais maravilhosos como este?
Língua Minha
Postado 11:26h, 21 agostoOi, Pedro! Há vários mapas mentais no site. Espero que lhe sejam úteis! Um abraço!
Patrícia Barros da Silva
Postado 12:15h, 04 marçoOi gostaria de saber como faço um mapa conceituado regras de divisão silábica é um trabalho que meu filho tem que fazer mais não encontrei
Valéria
Postado 13:52h, 03 abrilConheci esse canal por acaso, pesquisando sobre o uso do “que”. Nossa! fui presenteada com esse conteúdo, porquanto aprendi de vez esse assunto! Além dele, outros que passei a estudar por aqui! Obrigada professora por compartilhar o seu precioso conhecimento de forma tão didática e democrática! Deus te abençoe sempre!Imensamente!
Língua Minha
Postado 21:55h, 09 abrilValéria! Obrigada por essa mensagem tão carinhosa! Um beijo enorme para você!!!!
Marcos Antonio de Andrade
Postado 22:09h, 06 agostoProfessora, boa noite! Adorei o trabalho!
Sempre achei a regra sobre as proparoxítonas a mais fácil de todas. Simplesmente por que todas são acentuadas! Fácil!
Então por que todos os repórteres da Globo, incluindo Bonner e Maju, insistem em dizer “Récorde” ? Se a palavra não possui acento, não é proparoxítona. Simples assim.
Língua Minha
Postado 11:29h, 21 agostoOi, Marcos! Obrigada pelo seu comentário! Quanto à palavra “recorde”, de fato, em português, é uma paroxítona. Acredito que muitos pronunciem a antepenúltima sílaba com mais tonicidade por influência do inglês.
Um abraço!
Viviane Ferreira de Azevedo
Postado 14:06h, 26 agosto“NA MINHA OPINIÃO, MUITO MELHOR DO QUE DECORAR ESSES FINAIS GERADORES DE ACENTOS NAS PAROXÍTONAS, É PERCEBER A LÓGICA: ACENTUAM-SE AS PAROXÍTONAS CUJOS FINAIS SEJAM DIFERENTES DOS FINAIS QUE GERAM ACENTO NAS OXÍTONAS!!!! ASSIM, SE VOCÊ MEMORIZAR OS FINAIS DAS OXÍTONAS, SABERÁ QUE TODOS OS QUE SÃO DIFERENTES GERARÃO ACENTO NAS PAROXÍTONAS!!!!!”
Nunca parei para pensar nisso. Parece simples, mas é simplesmente fantástico. As regrinhas das paroxítonas sempre são as mais difíceis de serem decoradas. Agora a memorização ficou bem mais fácil. Parabéns pelo excelente trabalho!
Cherly
Postado 21:24h, 26 agostoAmei! Obtigada, Professora.
Abraão Fiuza
Postado 11:46h, 29 agostoBom dia, Professora !
Gostei muito da sua postagem de acentuação gráfica, ficou impressionante ! Belo trabalho !
Abraços ;
Prof. Abraão Fiuza