EXERCÍCIOS VUNESP

QUESTÕES DE CONCURSOS DO ANO DE 2016 – BANCA: VUNESP

 

TEXTO I

 

Preconceito na escola

 

Não há um único dia em que vários preconceitos, dos mais diversos tipos, não se expressem em ambiente escolar. Aliás, é no mínimo estranho que tenhamos tantas preocupações e campanhas contra o chamado bullying na escola e pouco ou quase nada contra o preconceito. Afinal, a maior parte dos comportamentos de assédio moral* nasce de preconceitos!

 

Recentemente tivemos notícia de dois episódios de preconceito na escola: o da mãe que recebeu um bilhete da professora pedindo para aparar ou prender os cabelos dos filhos (ambos negros) – fato ocorrido em nosso país – e o da garota negra lanchando sozinha ao lado de uma mesa com vários colegas brancos juntos – este, ocorrido na África do Sul.

 

Muita gente se indignou, mas muita gente também não viu nada de mais em ambos os casos. Choveram justificativas e até acusações para explicar as situações, o que sinaliza como é difícil reconhecer nossos preconceitos e, acima de tudo, conter suas manifestações e colaborar para que a convivência social seja mais digna.

 

Por que enviamos nossos filhos para a escola? Hoje, não dá mais para aceitar como uma boa razão apenas o ensino das disciplinas do conhecimento. Essa razão é pobre em demasia para motivar o aluno a aprender. Para que nossos filhos garantam um futuro de sucesso? O estudo escolar não oferece mais essa garantia.

 

Deveríamos ter como forte razão para enviar nossos filhos à escola o preparo para a cidadania, ou seja, o ensino dos valores sociais que vão colaborar para a formação de um cidadão de bem. Ensinar a reconhecer os principais preconceitos de nossa sociedade, suas várias formas de manifestação e como combatê-los é função das mais importantes da escola.

 

*assédio moral: exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

 

(Rosely Sayão. www.folha.uol.com.br, 28.06.2016. Adaptado)

 

 

Questão 01 – VUNESP – 2016 – PREFEITURA DE GUARULHOS – CARGO: AGENTE ESCOLAR

 

Considerando as regras de regência verbal, a forma destacada no trecho do 3° parágrafo – Muita gente se indignou, mas muita gente também não viu nada de mais em ambos os casos. – pode vir seguida de:

 

a) contra isso.

b) a isso.

c) nisso.

d) para isso.

e) sob isso.

 

Questão 02 – VUNESP – 2016 – PREFEITURA DE GUARULHOS – CARGO: AGENTE ESCOLAR

 

Uma palavra que substitui a forma verbal conter, em destaque no 3° parágrafo, por ser sua sinônima, é:

 

a) aderir.

b) reprimir.

c) prezar.

d) incitar

e) instigar.

 

Questão 03 – VUNESP – 2016 – PREFEITURA DE GUARULHOS – CARGO: AGENTE ESCOLAR

 

A forma verbal Deveríamos, no início do último parágrafo, expressa uma

 

a) dúvida.

b) ordem.

c) sugestão.

d) constatação.

e) hesitação.

 

Questão 04 – VUNESP – 2016 – PREFEITURA DE GUARULHOS – CARGO: AGENTE ESCOLAR

 

No contexto do último parágrafo, a forma pronominal -los, em destaque no texto, faz referência a:

 

a) filhos.

b) ensino.

c) valores.

d) preconceitos.

e) sociedade.

 

Questão 05 – VUNESP – 2016 – PREFEITURA DE GUARULHOS – CARGO: AGENTE ESCOLAR

 

Leia a frase a seguir:

 

O garoto aconselhou _________ irmã __________ levar o lanche __________ escola numa lancheira.

 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase.

 

a) a … à … a

b) a … à … à

c) à … a … à

d) à … à … a

e) a … a … à

 

 

TEXTO II

 

McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia, implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais ao julgamento da comunidade de que escolhemos participar.

 

Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais, apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a organização geral da rede de que participam.

 

O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (ou “pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentados por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a Internet. Essa informação, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser um remédio quanto um veneno para o espírito.

 

(Vinicius Romanini, Tudo azul no universo das redes. Revista USP, no 92. Adaptado)

 

 

Questão 06 – VUNESP – 2016 – MPE-SP – CARGO: ANALISTA TÉCNICO CIENTÍFICO – BIÓLOGO

 

A substituição do trecho destacado por aquele colocado entre parênteses está de acordo com a norma-padrão de regência verbal em:

 

 

a)… e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. (a que achar conveniente)

 

b) … superexposição […] ao julgamento da comunidade de que escolhemos participar.(com a qual escolhemos conviver)

 

c) … terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser… (intrometer-se aonde desejar)

 

d) McLuhan jáalertava quea aldeia global… (prenunciava de que)

 

e) O fluxo de informação que percorreas artérias das redes sociais… (ao qual atravessa)

 

 

Questão 07 – VUNESP – 2016 – MPE-SP – CARGO: ANALISTA TÉCNICO CIENTÍFICO – BIÓLOGO

 

 

Assinale a alternativa em que se caracteriza o emprego de palavras em sentido figurado.

 

a) Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia”…

 

b) … a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais ao julgamento da comunidade…

 

c) … a ansiedade e o sentimento de pânico experimentados por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel…

 

d) … os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes…

 

e) O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante.

 

 

TEXTO III

 

 

A República dos Estados Unidos da Bruzundanga tinha, como todas as repúblicas que se prezam, além do presidente e juízes de várias categorias, um Senado e uma Câmara de Deputados, ambos eleitos por sufrágio direto e temporários ambos, com certa diferença na duração do mandato: o dos senadores, mais longo; o dos deputados, mais curto.

 

O país vivia de expedientes, isto é, de cinquenta em cinquenta anos descobria-se nele um produto que ficava sendo a sua riqueza. Os governos taxavam-no a mais não poder, de modo que os países rivais, mais parcimoniosos na decretação de impostos sobre produtos semelhantes, acabavam, na concorrência, por derrotar a Bruzundanga; e, assim, ela fazia morrer a sua riqueza, mas não sem os estertores de uma valorização duvidosa. Daí vinha que a grande nação vivia aos solavancos, sem estabilidade financeira e econômica; e, por isso mesmo, dando campo a que surgissem, a toda hora, financeiros de todos os seus cantos e, sobretudo, do seu parlamento.

 

Naquele ano, isto dez anos atrás, surgiu na sua Câmara um deputado que falava muito em assuntos de finanças, orçamentos, impostos diretos e indiretos e outras coisas cabalísticas da ciência de obter dinheiro para o Estado.

 

Chamava-se o deputado Felixhimino ben Karpatoso. Se era advogado, médico, engenheiro ou mesmo dentista, não se sabia bem; todos tratavam-no de doutor, embora nada se conhecesse dele.

 

(Lima Barreto, Um grande financeiro. Os bruzundangas. Adaptado)

 

 

Questão 08 – VUNESP – 2016 – MPE-SP – CARGO: ANALISTA TÉCNICO CIENTÍFICO – BIÓLOGO

 

 

Assinale a alternativa que reescreve passagem do texto respeitando a norma-padrão de concordância verbal e nominal:

 

 

a)Bastava cinquenta anos para que fosse descoberto no país produtos novos, que acabava sendo a riqueza do país.

 

b) Os mandatos de senador e deputado durava tempo diferente, sendo mais longos o dos primeiros.

 

c) a Bruzundanga haviam Senado e Câmara de Deputados, que o povo, em massa, apoiavam confiantes.

 

d) Naquele ano, isto já faziam dez anos, surgiu um deputado muito bem falante em assuntos financeiros.

 

e) Todas as repúblicas que se prezam possuem Senado e Câmara escolhidos pelos cidadãos, o mais possível confiantes em seus representantes.

 

 

Questão 09 – VUNESP – 2016 – MPE-SP – CARGO: ANALISTA TÉCNICO CIENTÍFICO – BIÓLOGO

 

 

Assinale a alternativa em que os sinais de pontuação estão empregados segundo os mesmos princípios da norma-padrão adotados na passagem: “com certa diferença na duração do mandato: o dos senadores, mais longo; o dos deputados, mais curto.”

 

a) A separação os fez perder muita coisa: ele, a guarda dos filhos; ela, a casa em que morava com as crianças.

 

b) Há algo importante a explicar: a perda de clientes, muitos deles inadimplentes; entretanto, ninguém fala nada.

 

c) Os meios de divulgação são os seguintes: internet, mensagem de celular e jornais; com eles, atingiremos o público.

 

d) Foi o que disse o funcionário: o carregamento não chegou, ainda; e os pedidos estão se acumulando, mais e mais.

 

e) Fui reticente, mas agora me explico: meu dinheiro acabou, nada me resta; e meu pai não pode me ajudar, coitado.

 

 

Questão 10 – VUNESP – 2016 – MPE-SP – CARGO: ANALISTA TÉCNICO CIENTÍFICO – BIÓLOGO

 

O contexto em que, segundo a norma-padrão, o pronome “se” pode ser colocado antes ou depois do verbo, é:

 

 

a)… como todas as repúblicas que se prezam…

b) Chamava-se o deputado Felixhimino ben Karpatoso.

c) … de cinquenta em cinquenta anos descobria-se nele um produto…

d) … não se sabia bem…

e) … embora nada se conhecesse dele

 

 

Questão 11 – VUNESP – 2016 – MPE-SP – CARGO: ANALISTA TÉCNICO CIENTÍFICO – BIÓLOGO

 

Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto a seguir, observando o emprego do sinal de crase e a conjugação verbal, segundo a norma-padrão.

 

Implantaremos um sistema capaz de levar____________ consumidores fiéis informações sobre nossas promoções, ____________________  partir do momento em que forem lançadas.

Se___________ de recursos suficientes, anunciaremos prêmios que atraiam clientes, para que ______________ incondicionalmente ____________ campanhas promocionais.

 

a) aqueles … a … dispormos … aderem … as

b) àqueles … a … dispusermos … adiram … às

c) àqueles … à … dispusermos … aderem … às

d) aqueles … à … dispormos … adiram … as

e) aqueles … a … dispormos … adiram … as

 

 

GABARITO:

 

1) A;

2) B;

3) C;

4)D;

5) E;

6) B;

7) E;

8) E;

9) A;

10) C;

11) B.

Tags
BANCA, Concurso, Língua Minha, Língua Portuguesa, QUESTÃO, VUNESP
7 Comentários
  • Jonas Mendes Fernandes
    Postado 20:22h, 08 março Responder

    Muito bom, acertei 10/11.

  • Bruno Lima
    Postado 11:08h, 06 setembro Responder

    Muito bom!! Faz mais igual a este, por favor !

  • Luis Vieira
    Postado 15:59h, 16 novembro Responder

    Nesta frase “de cinquenta em cinquenta anos descobria-se nele um produto…” a próclise não seria obrigatória pois a expressão “de cinquenta em cinquenta anos ‘ é uma locução adverbial?

    • Língua Minha
      Postado 10:14h, 07 dezembro Responder

      Luiz, a atração é feita pelo advérbio, não necessariamente pela locução adverbial. Eu, pessoalmente, usaria a próclise nesse caso; mas, diante das outras alternativas apresentadas pela banca, a letra “c” se coloca como a melhor opção.

  • Marcelo de Gois
    Postado 05:36h, 06 maio Responder

    Errei a 6, fiquei com dúvida. Poderia me mandar a explicação por e-mail? por favor.

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