Em um contexto em que, na prática, cassações se confundem com verdadeiras caçadas, é muito inteligente a dúvida que chegou a mim: “Por que, sendo uma flutuação semântica de caçar, o verbo cassar se escreve com ss?”.
Primeiramente, é necessário explicar que, embora com resultados parecidos (rsrs), as ações de caçar e cassar não têm parentesco semântico. Não se trata de uma polissemia, mas de uma homonímia homófona. Veja aqui nosso artigo sobre o assunto!
Para entendermos a grafia de cada uma, temos de voltar ao latim, onde caçar tem a sua origem em captiare, que significa apanhar, agarrar, capturar.
Quanto a cassar, também de origem latina, tem relação com o adjetivo casso, que significa inválido. Cassar, portanto, é tornar inválido, invalidar.
Assim, vemos que, conquanto os contextos nos imponham a aproximação semântica desses termos, pelo menos na língua cada uma fica “no seu quadrado”.
Por hoje é só!
Um beijo e até a próxima,
Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado
Jonicleide Macedo de Castro Silva
Postado 12:22h, 26 fevereiroBoa tarde, querida! Estou amando seus vídeos, seus materiais de estudo. Parabéns! Gostaria de saber se a professora não dar curso on line para concurso de professor ensino fundamental séries finais para professor língua portuguesa da Banca IDHTEC. Precisando muito.
Língua Minha
Postado 19:01h, 16 maioOi, Jonicleide! Temos o curso completo on-line! Você conhece?