No estudo das classes de palavras, algumas palavrinhas causam dificuldades por assumirem diferentes classificações. É o que acontece com o QUE, com o SE… e também com o COMO.
Assim, a nossa proposta hoje é ajudar você na classificação do COMO. Como? É fácil… Venha com a gente e você aprenderá facilmente!
O COMO será uma INTERJEIÇÃO quando, a exemplo de outras interjeições, expressar sentimentos como espanto e admiração. Normalmente será seguido de uma pontuação que lhe garanta expressividade e constituirá uma frase nominal.
Ex.: Como?! Não estou acreditando…
O COMO será um ADVÉRBIO quando, a exemplo de outros advérbios, atuar como um modificador de verbo, adjetivo ou advérbio, indicando circunstâncias de intensidade ou de modo.
Ex.: Como você estuda! (= Você estuda muito!)
Como você faz isso? (= Você faz isso de que maneira?) – Nesses casos, o COMO será classificado, conforme lição do mestre Celso Cunha (2007: 557), como um advérbio interrogativo de modo.
O COMO será uma CONJUNÇÃO quando introduzir orações subordinadas adverbiais. Semanticamente será subclassificada como:
CAUSAL – Introduz uma causa e é equivalente a “porque”.
Ex.: Como sentia frio, resolveu se cobrir. (Porque sentia frio, resolveu se cobrir.)
CONFORMATIVA – Introduz uma oração com ideia de conformidade e é equivalente a “segundo”.
Ex.: Como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. (Segundo diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição.)
COMPARATIVA – Introduz uma comparação e é equivalente a “igual a”.
Ex.: João é bom de bola como o pai (é). (João é bom de bola igual ao pai.)
O COMO será um PRONOME RELATIVO quando introduzir uma oração subordinada adjetiva. Nesses casos, será observada uma equivalência com expressões relativas tais como “com o(a)(s)qual(is)” ou “pelo(a)(s) qual(is)”. Nesses casos, o pronome relativo como desempenhará a função sintática de adjunto adverbial de modo.
Ex.: Não compreendi o modo como ele chegou a esse resultado. (Não compreendi o modo pelo qual ele chegou a esse resultado.)
O COMO será uma PREPOSIÇÃO ACIDENTAL quando estiver relacionado à “regência” e também quando atuar na formação de locuções adjetivas ou adverbiais, desempenhando um papel classicamente atribuído às preposições. Mesmo considerando que o mais importante é a percepção de que o COMO, nesses casos, estará ocupando um espaço de preposição, uma dica que pode lhe servir é observar a presença do gerúndio do verbo ser (sendo), implícito ou explícito, após o COMO.
Ex.: Ela foi classificada como superdotada. (como sendo)
José atua como professor. (como sendo)
Agora, fique com o nosso vídeo sobre o assunto:
Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado
Nenhum comentário