JOGO DOS 7 ERROS

“(1) tempos um sábio disse que, para ser feliz (2)onde você estiver, é necessário olhar várias belezas que (3)deve haver em volta de você! Agora mesmo… Estavam voando (4) dois belos pássaros… Você viu? Você parou para (5) ver? (6)Se não parou, não há problema! Outros virão! Não (7)os ignore!”

 

(1) Trata-se de um verbo (HAVER), indicando tempo passado, portanto não se usa o A (preposição), mas o HÁ (verbo). Se você tem dúvidas sobre isso, acesse o vídeo abaixo:

 

 

(2) Usa-se ONDE para as situações em que você usaria “em algum lugar” e AONDE para aquelas em que você usaria “a algum lugar”. No caso, como o verbo da sentença é ESTAR, você está EM ALGUM LUGAR, então deve usar “ONDE você estiver”. Para ter uma explicação mais detalhada é só ver o vídeo:

 

 

(3) O verbo HAVER, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, não tem sujeito e não vai para o plural. Se o verbo participar de uma locução verbal, empresta sua invariabilidade ao seu auxiliar. Para saber mais, acesse:

 

 

(4) Não se separa por vírgula o verbo (estavam voando) do seu sujeito (dois belos pássaros). Temos um vídeo sobre esse tema:

 

(5) Nesse caso a forma verbal está no infinitivo e não no presente do indicativo. Se você tem dúvidas sobre isso, não deixe de assistir à nossa aula:

 

(6) Temos aí a conjunção condicional SE acompanhada do advérbio NÃO. Se você tiver dúvidas, aplique a equivalência abaixo:

  • SE NÃO = Caso não; se por acaso não.
  • SENÃO = Caso contrário; do contrário; a não ser.

 

(7) “NÃO”, tanto por sua condição de advérbio, como por ser uma palavra negativa, constitui-se como uma “palavra atrativa”, tornando obrigatória, portanto, a ocorrência da próclise, que é a colocação do pronome oblíquo átono antes do verbo.  Sobre o tema, temos o vídeo:

Por hoje é só!

 

Um abraço!

 

Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado

Tags
Língua Portuguesa
Nenhum comentário

Postar um comentário