PARTICÍPIO ABUNDANTE

Existem muitos verbos na nossa amada língua que admitem mais de uma forma de particípio, tendo o que definimos com PARTICÍPIO ABUNDANTE. Assim, os particípios regulares são aqueles cujas terminações são -ado e -ido, e os irregulares, como o próprio nome já indica, têm terminações mais variadas: – to; –so; –do entre outras.

Aí, surge sempre a dúvida: havendo dois particípios, em qual situação cada um deles deve ser usado?

Como regra geral, temos , de acordo com as lições do saudoso Celso Cunha, a indicação de que a forma regular se emprega acompanhada dos auxiliares ter / haver, ou seja, na formação dos chamados tempos compostos (assunto – prometo! – de outro post, em breve aqui no site…); a irregular, que, como lembra o mestre (Salve! Salve!) Bechara, flexiona-se em gênero e número, usa-se, de preferência, com os auxiliares ser, estar e também com ficar. Os particípios, vale destacar, sobretudo os irregulares, atuam tipicamente como adjetivos (ex.: enxuto, corrupto, aceso, imerso).

Como facilitar a vida de quem quer usar corretamente a nossa língua é o propósito do Língua Minha, fica a dica:

  • TER / HAVER + PARTICÍPIO REGULAR (-ado ; – ido)

                Ex.: Ele tem aceitado os fatos.

                        O povo havia elegido seu candidato.

                        Haviam suspendido o objeto.

  • SER / ESTAR / FICAR + PARTICÍPIO IRREGULAR

                Ex.: O objeto está suspenso.

                        O navio ficou submerso.

                        O documento está impresso.

 

É importante dizer a você que os verbos PAGAR, GANHAR e GASTAR (Eu sempre digo que são os verbos do mundo do consumo!!!) têm a sua forma regular em evidente processo de desuso. Assim, no Português contemporâneo, as formas irregulares PAGO(A)(S), GANHO(A)(S), GASTO(A)(S) são usadas tanto com TER/HAVER como com SER/ESTAR/FICAR. Ex.: Eu havia ganho um presente ou Eu havia ganhado um presente. Ambas são corretas, ok? Apesar de ser minha obrigação admitir que acho a primeira construção (com o particípio irregular) bem feia… Mas aí é uma questão de gosto…

Outra coisinha importante que eu tenho a lhe dizer é que há verbos que, apesar da criatividade popular, não têm forma irregular. Sim! Os verbos não têm particípios abundantes por sorteio!!! A coexistência de formas regulares e irregulares para alguns verbos vem lá do latim. Assim, verbos como TRAZER, CHEGAR só têm particípio regular: TRAZIDO, CHEGADO!!! Por favor, não diga “Eu tinha trago o dinheiro…” ou “Se soubéssemos, tínhamos chego mais cedo.”!!!

O verbo PEGAR tem, no Português do Brasil, aparecido com uma construção irregular, sem nenhuma base na origem latina do verbo, mas, por certo, criada por analogia a outras formas irregulares do idioma. Trata-se do particípio irregular PEGO. Veja que reconhecida de forma incontroversa é a forma regular PEGADO; a forma irregular PEGO (Não me perguntem se com timbre aberto ou fechado nesse E!!!! Façam a pergunta a quem fez esse filho!!! rsrs), embora largamente utilizada inclusive nos meios de comunicação e até na literatura, não é efetivamente reconhecida. Na minha humilde opinião, deve ser questão de tempo para que  ganhe registro de nascimento, até porque – gostemos ou não – ela está vivinha por aí… De qualquer forma, eu não uso e recomendo que você também evite, pelo menos em situações formais ou de prova!!!!

Agora, segue a prometida listinha de verbos com particípios abundantes, para os quais se aplica a regrinha deste post:

 

INFINITIVO PARTICÍPIO REGULAR PARTICÍPIO IRREGULAR
aceitar aceitado aceito (aceite – usado em Portugal)
entregar entregado entregue
enxugar enxugado enxuto
expressar expressado expresso
expulsar expulsado expulso
isentar isentado isento
matar matado morto
salvar salvado salvo
soltar soltado solto
vagar vagado vago
acender acendido aceso
benzer benzido bento
eleger elegido eleito
incorrer incorrido incurso
morrer morrido morto
prender prendido preso
romper rompido roto
suspender suspendido suspenso
emergir emergido emerso
exprimir exprimido expresso
extinguir extinguido extinto
frigir frigido frito
imergir imergido imerso
imprimir imprimido impresso
inserir inserido inserto
omitir omitido omisso
submergir submergido submerso

Beijo grande!

Até a próxima!

Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado

1 Comment

Postar um comentário