Não é raro encontrar um mau uso dos porquês nos textos por aí. Eu sei que o assunto é batido, que o tema pode soar muito elementar para alguns… Mas, se há erros, parece-me clara a necessidade de mostrar um caminho prático e lógico para que você não erre mais e para que possa ensinar de uma maneira eficaz quando alguém o interrogar sobre o assunto.
Use a tabelinha a seguir como uma ferramenta de substituição:
PORQUE | É uma conjunção | Use quando puder substituir por POIS, ou por JÁ QUE |
PORQUÊ | É um substantivo | Use-o quando puder substituir pelo também substantivo MOTIVO. Você deve usá-lo também quando fizer referência a ao porquê como uma unidade da língua, como eu fiz no primeiro período deste post. |
POR QUE (átono) POR QUÊ (tônico) | Preposição + pronome (que pode ser, conforme cada caso, interrogativo, indefinido ou relativo) | Pode ser substituído por: • por qual motivo • motivo pelo qual • pelo(a)(s) qual(is) • por qual |
Veja que eu coloquei “por que” e “por quê” juntos. Isso mesmo! Eles são a mesma coisa! A diferença é que a forma acentuada é tônica e a forma sem acento é átona. O acento ocorre justamente porque os monossílabos tônicos terminados em E são acentuados na nossa língua.
Assista ao vídeo para entender melhor:
Vamos de esquema????
Mais um vídeo???
Essa tonicidade normalmente ocorre quando há uma pausa após o uso da “por que”. A pausa é com frequência marcada por sinais de pontuação, portanto se costuma dizer que o “por quê” vai ser usado quando vier antes de um sinal de pontuação. Entendeu?
Vamos aos exemplos:
______ você está triste?
Por qual motivo = por que (átono)
Você está chorando_______ eu gritei?
Pois = porque
Eu faltei, expliquei _______, mas você não quis entender.
Por qual motivo = por quê (tônico)
Nenhum _______ apresentado por você foi capaz de me convencer.
Motivo = porquê
Exercícios
1) Não entendia _______ razão você não falava comigo.
2) Sem que eu soubesse como e ________, ela se mudou.
3) Ele saiu ______ nosso cão precisava passear.
4) O cão adoeceu _______ comeu muita gordura?
5) Meu _______ é sincero! Espero que tu me compreendas!
Respostas:
1) por que
2) por quê
3) porque
4) porque
5) porquê
Agora, aplique a nossa tabelinha sempre e não erre mais!!!!!
Um beijo e até a próxima!
Professora Dra. Patrícia Corado
Iely Castelo
Postado 19:11h, 27 dezembroMuito bom! 😉
Língua Minha
Postado 12:52h, 05 fevereiroOi, Iely! Obrigada!!!! Beijos
Língua Minha
Postado 12:40h, 05 fevereiroOi, Iely! Obrigada!!!! Beijos
Rogerio Carneiro Campello
Postado 18:32h, 12 abrilNo número 2 o por que é acentuado? Não pensei que fosse. O que aí é mais átono que tônico. Fala a frase rápido: acho que cabe o por “qui” nesse caso.
Língua Minha
Postado 17:40h, 20 julhoRogério, eu acho que não! A pausa imprime tonicidade.
Henrique Galvão
Postado 16:27h, 06 julhoNunca vi essa questão ser tão bem explicada. Parabéns pelo artigo, e um grande abraço!
Língua Minha
Postado 17:41h, 20 julhoObrigada pela sua mensagem, Henrique! Fico muito feliz! Um grande abraço para você também!
Jamal
Postado 08:55h, 09 marçoParabéns pela aula, Dra. Patrícia! Você possui uma excelente forma de externalizar seu conhecimento, sua didática é clara, direta e consistente. Muito obrigado!