Costumo dizer para meus alunos que as orações adjetivas são como as falsas amigas: são adoráveis ao primeiro contato, mas, com o tempo, vão revelando suas faces menos doces… A adorabilidade das orações adjetivas se deve à aparente facilidade de sua identificação e também ao fato de se subdividirem em apenas dois tipos: restritivas e explicativas, o que facilita o trabalho de quem se vê na tarefa de classificá-las. Já entre as suas faces menos doces se encontra o fato de o pronome relativo, elemento que introduz as orações adjetivas desenvolvidas, ter o seu uso vinculado à função sintática que desempenha. Assim, a escolha do pronome relativo depende do espaço sintático a ser por ele ocupado.
A tabelinha abaixo vai ajudar você:
Pronome Relativo | Funções sintáticas |
QUE | Todas as funções sintáticas, exceto adjunto adnominal. |
O(A)(S) QUAL(IS) | Todas as funções sintáticas, exceto adjunto adnominal. |
QUEM | Só desempenha funções sintáticas preposicionadas e seu uso se restringe à referência a pessoas ou a elementos personificados. |
ONDE | Só desempenha a função de adjunto adverbial de lugar |
CUJO(A)(S) | Classicamente, desempenha a função de adjunto adnominal. Pode, eventualmente, funcionar como complemento nominal. |
QUANTO | Funcionam como sujeito ou como objeto e seu uso tem sido limitado à referência aos pronomes indefinidos "tudo" e "todos(as)". |
COMO | Funciona como adjunto adverbial de modo. |
QUANDO | Funciona como adjunto adverbial de tempo. |
Agora, como você deve proceder para descobrir a FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO?
Veja:
Vimos o filme [que você recomendou.]
A oração entre colchetes é uma oração adjetiva.
1º – Reescreva-a, substituindo o pronome relativo pela palavra que ele resgata.
FILME você recomendou.
2º – Coloque a oração numa ordem que facilite a análise. (Às vezes, a sentença, no 1º passo, já ficará na ordem…)
Você recomendou o FILME.
3º – Faça a análise sintática da oração.
Você recomendou o FILME.
1) VERBO: recomendou
2) SUJEITO: você
3) PREDICAÇÃO DO VERBO: VTD
4) OBJETO DIRETO: o FILME.
4.º – Veja que o substantivo “FILME”, que entrou no lugar do pronome relativo “QUE”, é OBJETO DIRETO, portanto a função sintática do QUE é de Objeto Direto.
Vejamos outro exemplo:
O aluno [cujas notas me surpreenderam] estudou arduamente.
A oração entre colchetes é uma oração adjetiva.
1º – Reescreva-a, substituindo o pronome relativo pela palavra que ele resgata.
ALUNO notas me surpreenderam.
2º – Coloque a oração numa ordem que facilite a análise.
As notas do ALUNO me surpreenderam.
3º – Faça a análise sintática da oração.
As notas do ALUNO me surpreenderam.
1)VERBO: surpreenderam
2)SUJEITO: As notas do ALUNO
3)NÚCLEO DO SUJEITO: notas
4)ADJUNTO ADNOMINAL: do ALUNO
4.º – Veja que o substantivo “ALUNO”, que entrou no lugar do pronome relativo “CUJAS”, é ADJUNTO ADNOMINAL, portanto a função sintática do CUJAS é de Adjunto Adnominal.
Com relação ao pronome relativo CUJO (e suas flexões), uma dica prática é observar que ele sempre fará a mediação entre dois substantivos, estabelecendo entre eles uma espécie de relação de “posse”. Ex.: “… aluno cujas notas…”, o pronome sublinhado faz a mediação entre o substantivo “aluno” e o substantivo “notas” e estabelece entre eles uma espécie de relação de posse: “as notas do aluno”.
IMPORTANTE: Não se deve usar artigo depois do pronome cujo(a)(s). São consideradas erradas construções como: “Era uma aluna cuja a prova estava perfeita” ou “Joana namora um rapaz cujo o pai é professor.” O correto é: “Era uma aluna cuja prova estava perfeita” ou “Joana namora um rapaz cujo pai é professor.”
Veja:
Agora, assista ao vídeo a seguir:
Quando usamos pronomes relativos, é necessário, ainda, observar se é ou não preciso que esse pronome venha precedido de uma preposição. Esse é um tema que gera muitos problemas na escrita e que é bastante cobrado em concursos públicos.
Como fazer isso?
PASSO 1 – Identificar o elemento que é resgatado pelo QUE. No nosso exemplo lá de cima, ele resgata o substantivo FLORES, certo?
PASSO 2 – Reescrever a oração adjetiva, colocando o substantivo resgatado no lugar do pronome relativo QUE. Assim, temos: FLORES ela gosta.
PASSO 3 – Colocar a frase na ordem correta: Ela gosta de FLORES. Às vezes, não será necessário executar o PASSO 3.
Agora, observe que antes da palavra FLORES (que é a palavra resgatada pelo QUE lá no PASSO 1) apareceu a preposição DE. Trata-se, pois, da preposição que deverá anteceder o pronome relativo QUE: Levei as flores de que ela gosta.
Outros exemplos:
1) O livro de que falei tem 300 páginas. (Eu falei DO LIVRO)
2) A sala em que estou é iluminada. (Eu estou NA SALA)
3) Estes são os meios de que dispomos. (Nós dispomos DE MEIOS)
4) Foi traído pelos amigos em quem confiava. (Ele confiava NOS AMIGOS)
5) Este é o ideal a que aspiramos. (Nós aspiramos AO IDEAL)
OBSERVAÇÃO: Preposições com mais de uma sílaba tendem a exigir o relativo sob as formas ” o / a qual”, “os / as quais”, rejeitando a forma “que”.
No vídeo a seguir, falamos sobre o uso da preposição antes do pronome relativo:
Por hoje é só!
Beijos,
Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado
Fabiana Tavares
Postado 16:27h, 24 dezembroOtima orientação! Como sempre!!! Beijos Fabiana.
Fabiana Tavares
Postado 16:43h, 24 dezembroOi Patrícia! A dica que vou dar se refere à colocação pronominal em locuções verbais. Que tal!?! Beijos!