PRONOMES RELATIVOS: USOS E FUNÇÕES

Costumo dizer para meus alunos que as orações adjetivas são como as falsas amigas: são adoráveis ao primeiro contato, mas, com o tempo, vão revelando suas faces menos doces… A adorabilidade das orações adjetivas se deve à aparente facilidade de sua identificação e também ao fato de se subdividirem em apenas dois tipos: restritivas e explicativas, o que facilita o trabalho de quem se vê na tarefa de classificá-las. Já entre as suas faces menos doces se encontra o fato de o pronome relativo, elemento que introduz as orações adjetivas desenvolvidas, ter o seu uso vinculado à função sintática que desempenha. Assim, a escolha do pronome relativo depende do espaço sintático a ser por ele ocupado.

 

A tabelinha abaixo vai ajudar você:

 

Agora, como você deve proceder para descobrir a FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO?

 

Veja:

 

Vimos o filme [que você recomendou.]

 

A oração entre colchetes é uma oração adjetiva.

 

1º – Reescreva-a, substituindo o pronome relativo pela palavra que ele resgata.

 

FILME você recomendou.

 

2º – Coloque a oração numa ordem que facilite a análise. (Às vezes, a sentença, no 1º passo, já ficará na ordem…)

 

Você recomendou o FILME.

 

3º – Faça a análise sintática da oração.

 

Você recomendou o FILME.

 

1) VERBO: recomendou

2) SUJEITO: você

3) PREDICAÇÃO DO VERBO: VTD

4) OBJETO DIRETO: o FILME.

 

4.º – Veja que o substantivo “FILME”, que entrou no lugar do pronome relativo “QUE”, é OBJETO DIRETO, portanto a função sintática do QUE é de Objeto Direto.

 

Vejamos outro exemplo:

 

O aluno [cujas notas me surpreenderam] estudou arduamente.

 

A oração entre colchetes é uma oração adjetiva.

 

1º – Reescreva-a, substituindo o pronome relativo pela palavra que ele resgata.

 

ALUNO notas me surpreenderam.

 

2º – Coloque a oração numa ordem que facilite a análise.

 

As notas do ALUNO me surpreenderam.

 

3º – Faça a análise sintática da oração.

 

As notas do ALUNO me surpreenderam.

 

1)VERBO: surpreenderam

2)SUJEITO: As notas do ALUNO

3)NÚCLEO DO SUJEITO: notas

4)ADJUNTO ADNOMINAL: do ALUNO

 

4.º – Veja que o substantivo “ALUNO”, que entrou no lugar do pronome relativo “CUJAS”, é ADJUNTO ADNOMINAL, portanto a função sintática do CUJAS é de Adjunto Adnominal.

 

Com relação ao pronome relativo CUJO (e suas flexões), uma dica prática é observar que ele sempre fará a mediação entre dois substantivos, estabelecendo entre eles uma espécie de relação de “posse”. Ex.: “… aluno cujas notas…”, o pronome sublinhado faz a mediação entre o substantivo “aluno” e o substantivo “notas” e estabelece entre eles uma espécie de relação de posse: “as notas do aluno”.

 

IMPORTANTE: Não se deve usar artigo depois do pronome cujo(a)(s). São consideradas erradas construções como: “Era uma aluna cuja a prova estava perfeita” ou “Joana namora um rapaz cujo o pai é professor.” O correto é: “Era uma aluna cuja prova estava perfeita” ou “Joana namora um rapaz cujo pai é professor.”

 

Veja:


 

Agora, assista ao vídeo a seguir:

 

 

Quando usamos pronomes relativos, é necessário, ainda, observar se é ou não preciso que esse pronome venha precedido de uma preposição. Esse é um tema que gera muitos problemas na escrita e que é bastante cobrado em concursos públicos.

 

Como fazer isso?

 

PASSO 1 – Identificar o elemento que é resgatado pelo QUE. No nosso exemplo lá de cima, ele resgata o substantivo FLORES, certo?

 

PASSO 2 – Reescrever a oração adjetiva, colocando o substantivo resgatado no lugar do pronome relativo QUE. Assim, temos: FLORES ela gosta.

 

PASSO 3 – Colocar a frase na ordem correta: Ela gosta de FLORES. Às vezes, não será necessário executar o PASSO 3.

 

Agora, observe que antes da palavra FLORES (que é a palavra resgatada pelo QUE lá no    PASSO 1) apareceu a preposição DE. Trata-se, pois, da preposição que deverá anteceder o pronome relativo QUE: Levei as flores de que ela gosta.

 

Outros exemplos:

 

1) O livro de que falei tem 300 páginas. (Eu falei DO LIVRO)

2) A sala em que estou é iluminada. (Eu estou NA SALA)

3) Estes são os meios de que dispomos. (Nós dispomos DE MEIOS)

4) Foi traído pelos amigos em quem confiava. (Ele confiava NOS AMIGOS)

5) Este é o ideal a que aspiramos. (Nós aspiramos AO IDEAL)

 

OBSERVAÇÃO: Preposições com mais de uma sílaba tendem  a exigir o relativo sob as formas ” o / a qual”, “os / as quais”, rejeitando a forma “que”.

 

No vídeo a seguir, falamos sobre o uso da preposição antes do pronome relativo:

Por hoje é só!

Beijos,

Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado

Tags
função sintática, Língua Minha, oração ajdetiva, Pronomes relativos, uso do "que"
2 Comentários
  • Fabiana Tavares
    Postado 16:27h, 24 dezembro Responder

    Otima orientação! Como sempre!!! Beijos Fabiana.

  • Fabiana Tavares
    Postado 16:43h, 24 dezembro Responder

    Oi Patrícia! A dica que vou dar se refere à colocação pronominal em locuções verbais. Que tal!?! Beijos!

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